Manaus Bem na Foto – Festival de Fotografia – Encontro da REDE-AMAZÔNIA

Manaus sediará o I Encontro da REDE-AMAZÔNIA de produtores culturais da fotografia no Brasil durante o MBF – Festival de Fotografia

Serão três dias de discussão sobre temas que envolvem a produção cultural da fotografia na Amazônia como o ensino da fotografia sob o impacto das novas mídias, fotografia e inclusão sócio-cultural, fotografia e memória, gestão cultural em fotografia, dentre outros, entre fotógrafos representantes dos Estados que compõem a Amazônia Legal.

Articulado pelos fotógrafos Alexandre Fonseca, do Amazonas e Miguel Chikaoka, do Pará, membros da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil – RPCFB, o encontro tem como objetivo interligar fotógrafos e produtores culturais da fotografia na Amazônia e será o passo inicial para a criação da REDE-AMAZÔNIA, um marco para a fotografia nortista, com presença Chico Terra, do Amapá, Talita Oliveira, do Acre, Marcelo Seixas e Wank Carmo, de Roraima, Fabiano Tertuliano, de Rondônia, além de Chikaoka e Fonseca.

O encontro acontecerá nos dias 16 às 19h com a palestra de Chikaoka sobre a RPCFB e 17 e 18, às 9h, com o encontro coletivo, ambos no Centro Cultural Palácio da Justiça.

Criada a Rede de Produtores Culturais

Não é novidade afirmar que a fotografia é a protagonista de feiras, festivais, bienais no mundo todo. No Brasil não é diferente. Crescem os cursos acadêmicos, os festivais de fotografia e as galerias que se dedicam exclusivamente a ela.

Estava na hora então de traçar uma nova história da produção fotográfica nacional. O primeiro passo aconteceu em setembro de 2009, durante o 5º Paraty em Foco. Representantes das iniciativas culturais fotográficas organizaram-se e lançaram o 1º Encontro de Agitadores Culturais da Fotografia Brasileira. Naquele momento, cerca de 30 agitadores culturais, representando diversos festivais, galerias, escolas e várias outras iniciativas fotográficas assinaram a “Carta de Paraty”, redigida no intuito de apresentar ao Ministério da Cultura a contribuição do setor fotográfico para a cultura nacional com a finalidade de estabelecer um canal de comunicação que consolidasse uma relação institucional entre os diversos setores da fotografia brasileira.

Criada de fato e direito em maio deste ano, em Brasília, a RPCFB é uma rede de produtores, festivais, universidades, escolas e afins, não sendo uma rede de autores e sim de iniciativas para difundir e consolidar os autores. Ela é o embrião de uma entidade que visa promover e ajudar o desenvolvimento da fotografia brasileira, e aportar na definição de políticas públicas para o setor.

Sem dúvida este é um novo momento da fotografia brasileira.

Serviço

Manaus Bem na Foto – Festival de Fotografia – Encontro da REDE-AMAZÔNIA
Dias 16,17 e 18 de outubro
Local – Centro Cultural Palácio da Justiça
Entrada gratuita

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Manaus Bem na Foto – Festival de Fotografia – Encontro da REDE-AMAZÔNIA

  1. Elias disse:

    Nosssa que sensibilidade….

Deixe um comentário